sexta-feira, 28 de outubro de 2011

10 Dicas para um bolo bem fofinho


São truques simples mas que fazem toda a diferença... vamos ver?
 
  1. Meça bem os ingredientes e siga a receita. Diferentemente de pratos salgados, doces exigem medidas corretas.
  2. Use os ingredientes, incluindo ovos, manteiga e leite, na temperatura ambiente (exceto quando a receita espeífica que estejam gelados).
  3. Peneire a farinha – isso não é só para procurar resíduos e sim, para deixar a farinha aeirada para que o bolo cresça melhor. O ideal é peneirar duas vezes, a segunda pode já ser com o fermento ou o bicarbonato quando consta na receita. Só depois de peneirar a farinha é que se mede a quantuidade utilizada.
  4. Agite a embalagem de fermento (para que todos os componentes do produto se misturem). Coloque o fermento por último e misture-o delicadamente.
  5. É preciso bater bem ovos, manteiga e acúcar e geralmente, depois disso, se alterna ingredientes secos peneirados com os líquidos. mas, siga a ordem da receita.
  6. Bater as claras em neve separadamente e misturar no final com uma espátula e com movimentos para cima dão leveza à massa.
  7. Unte a forma e enfarinhe antes de colocar a massa e use a forma do tamanho adequado.
  8. As laterais das formas não deve ser untadas , isso faz com que o bolo quebre. Normalmente o bolo cresce e cede naturalmente um pouco depois. O fato de estar untado, bloqueia esse processo, rachando nas laterais. Depois de assado, basta passar uma faquinha que ele se descola.
  9. Não abra a porta do forno nos primeiros 15 minutos.
  10. Sempre coloque em forno médio preaquecido. Forno muito quente queima o bolo e muito baixo pode embatumar (a não ser que a receita peça em casos específicos).
É isto aí, beijocas e caprichem no bolo...

Receitas Nestlé.