sábado, 3 de março de 2012

Ovos de Páscoa Caseiros


Com uma faca pontuda ou uma colher, quebre a barra de chocolate em lascas. Não se preocupe se os tamanhos dos pedaços ficarem diferentes.
Para derreter o chocolate, leve-o ao microondas por 3 minutos na potência alta. Dê uma pausa a cada minuto e mexa bastante. Isso garante que o chocolate derreta por igual e não fique empelotado.
Depois de derretido, despeje o chocolate no mármore e, com a espátula, faça movimentos de vai-e-vem para esfriar.

Quando mais mexer, mais brilhoso ficará o seu chocolate.

Se você não tiver um mármore para este manuseio, pode optar por colocar o recipiente do chocolate derretido dentro de outro recipiente maior contendo água e gelo. Repita da mesma forma o procedimento de mexer bastante o chocolate até esfriar. Mas muito cuidado, se cair água no chocolate este estará perdido para o preparo.

Quando está muito calor, 1 colherzinha de café de pinga ou álcool de cereais misturado ao chocolate, ajuda para que ele fique mais firme e que não derreta depois de pronto.

Quando o chocolate estiver frio, volte com ele para o pirex. Ele está na temperatura certa para começar a ser trabalhado.

O Chocolate estará no ponto quando você puder senti-lo frio no seu lábio inferior. Faça o toque com a ponta do dedo.
Com o auxílio da colher, vá despejando o chocolate no molde. Use a parte de trás da colher para espalhar o chocolate uniformemente.
Escorra o excesso de chocolate do molde. Limpe as bordas com a espátula e leve à geladeira. Depois de 2 minuto, tire da geladeira e passe outra camada de chocolate.

Repita a operação até que o ovo esteja na espessura desejada.

O ideal é repetir o processo mais três vezes, sendo que na última, o ovo deve permanecer por dez minutos na geladeira, com o molde apoiado emborcado sobre uma assadeira forrada de papel manteiga.
Passados os 10 minutos, tire os moldes da geladeira. Você sabe que o chocolate está seco quando a fôrma ficar com o fundo transparente.
Antes de desenformar, limpe com uma faca o chocolate que estiver escorrido na borda do molde.

Faça uma leve pressão no fundo do molde. O chocolate solta sozinho: não unte a fôrma, nem molhe, como se estivesse desenformando gelo.
Por fim, com cuidado, retire as sobras para deixar a borda lisinha. No calor, segure o ovo com um pano limpo e úmido e que não solte pêlos. Isso evita que o ovo fique marcado com impressões digitais. 

   

Depois de desinformá-los o ideal é que sequem por três horas (no mínimo) antes de embrulhá-los.
Coloque-os sobre uma papel manteiga, virados para baixo.
O Chocolate soa... É preciso esperar que ele complete este seu ciclo, em temperatura ambiente, pois se ele ficar o tempo todo na geladeira, ao seu primeiro contato com o clima externo ele irá derreter.
A mesma coisa vale também para o preparo dos bombons.