sábado, 10 de maio de 2014

Compotas

COMPOTA DE PÊSSEGOS

Uma das compotas mais bonitas e gostosas.
Você pode fazer com pêssego inteiro ou cortado pela metade para retirar o caroço. E é fácil retirar a pele: coloque os pêssegos em uma panela grande, cubra com água e, quando começar a ferver, junte uma colher de (sopa) de amoníaco em pó (para fins culinários: você encontra na farmácia).A água vai espumar bastante. Retire do fogo, e na água fria corrente, vá esfregando as frutas delicadamente com as mãos, até sair toda a pele. Faça a calda média, ferva os 10 minutos de praxe, coloque imediatamente nos vidros e proceda conforme as instruções.


COMPOTA DE MAMÃO VERDE

Você pode fazer com ou sem casca, se bem que com a casca fica mais bonito. Lave muito bem o mamão, corte ao meio, retire as sementes e corte em fatias largas. Lave de novo. Com um cortador especial (desses para cortar batatas) ou mesmo um ralador de queijo, usando a parte larga (as fatiazinhas devem ficar superfinas). Corte todo o mamão. Em seguida deixe de molho na água fria. Troque a água várias vezes para limpar bem o sumo.
Faça uma calda média e deixe fervendo até as fatias do mamão ficar transparentes. Coloque imediatamente nos vidros e proceda conforme as instruções


COMPOTA DE PERAS

Use pêras duras, próprias para compota. Descasque-as. Deixe-as inteiras ou corte ao meio para retirar as sementes. Lave bem. Coloque na calda média. Se você quiser que fiquem rosadas, deixe-as cozinhando em fogo em fogo lento(ai vai passar dos 10 minutos).
Cuidado para não cozinharem demais e desmancharem. Quanto mais tempo você deixar na fervura, mais rosadas ficarão. Tão logo prontas coloque nos vidros e proceda conforme as instruções.


COMPOTA DE GOIABAS

Escolha goiabas vermelhas, não muito maduras. Lave e retire as cascas, o mais fino que puder. Corte ao meio, retire as sementes e lave novamente. Se quiser a calda mais densa, ferva as sementes com água que dê para cobrir bem, durante 5 minutos. Passe-as na peneira.
Use o caldo das sementes em vez de água para preparar a calda média. Se faltar, complete com água. Enquanto prepare o caldo das sementes, deixe as goiabas descascadas de molho em água. Quando
A calda estiver pronta, junte as goiabas escorridas e cozinhe por 10 minutos. Se achar que ainda não estão macias, pode deixar um pouquinho mais. Coloque imediatamente nos vidros e proceda conforme as instruções.