sexta-feira, 9 de maio de 2014

Doces em Calda

DOCES EM CALDA

Qualquer doce em calda pode ser preservado
Da mesma maneira que as compotas. Basta que você observe o método correto de esterilização por banho-maria para compotas. Como a seguinte receita:


DOCE DE ABÓBORA OU MORANGA

Escolha uma abóbora bem vermelha, descasque e retire as sementes, corte em pedaços uniformes, não muito pequenos, lave muito bem. Coloque em uma panela, cubra com açúcar (para cada quilo de abóbora, um prato fundo de açúcar. A não ser que goste bastante doce. Nesse caso corrija a quantidade de açúcar a sua vontade). Leve ao fogo médio.
Com a panela tampada, e deixe cozinhando. Não acrescente água: a abóbora solta o bastante para fazer a calda. Quando os pedaços de abóbora estiverem transparentes, o doce está pronto. Coloque imediatamente nos vidros os pedaços de abóbora primeiro, depois a calda. E proceda conforme as instruções.


VARIAÇÃO

Escolha abóbora e morangas pequenas, redondas, com casca verde escura, grossa.

ALGUMAS DICAS

Quando a fruta é cortada, procure fazer os pedaços bem uniformes, para a compota no vidro ficar bem atraente. Têm quem chega ao capricho de cortar em formatos diversos como losangos, corações, círculos, cubos, etc.
Você pode, também, a seu gosto, misturar dois ou três tipos de frutas na mesma compota.
Condimentos como cravo, canela em pau pode ser acrescida à compota, de preferência na hora de colocá-la nos vidros (para não darem gosto muito forte).